Cidade da Praia,25 Fev (Inforpress) - Um grupo de 32 técnicos de diferentes instituiçÃes, associaçÃes e ONG participa numa formaçÃo sobre“Desenvolvimento do comércio de servigos em Cabo Verde”,, para reforçar os seus conhecimentos em matéria da OrganizaçÃo Mundial de Comercio.
Promovida pelo Ministério da Indústria, Comércio e Energia, em colaboraçÃo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, CooperaçÃo e IntegraçÃo Regional e com o Governo da China, esta acçÃo de formaçÃo decorre durante dez dias, de hoje a 07 de Março, no Centro de IntercÃmbio AMICACHI, na cidade da Praia.
Este seminário tem, entre outros propósitos, reforçar os conhecimentos dos formados, particularmente sobre o comércio de servigos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da Zona de Livre Comércio Continental Africano (ZCLCA), bem como sobre a integraçÃo do comércio portuário e logistic comparaçÃo económica e comercial Sino-Africa e desenvolvimento do comércio internacional.
0 director da Indústria, Comércio e Energia, Rito Évora, destacou o actual plano estratégico de desenvolvimento sustentÃvel que coloca “grande ªnfase” na importÃncia da diversificaçÃo econó³mica ou a promoçÃo do sector privado e o desenvolvimento de pilares-chave.
Nestes incluem-se o turismo, que já está em fase de consolidaçÃo, conforme sublinhou, a economia maritima, servigos de aviaçao, informÃtica e comunicaçao, servigos financeiros, economia criativa e comercializaçÃo de produtos
Neste contexto, segundo a mesma fonte, é“essencial o aprofundamento do comércio internacional de serviços, que passa por uma maior concentraçÃo e esforço de capacitaçÃo dos actores envolvidos nesse processo, pelo que acolhe com “muita satisfaçÃo essa iniciativa.
“Que vai, seguramente, contribuir para uma melhor e maior inserçäo do pais nas trocas internacionais, integraçao dos segmentos produtivos nacionais nas cadeias globais de valor, atraçÃo de investimentos directos estrangeiros, a disseminaçÃo de servigos de alto conteúdo tecnológico e agregaçÃo de valor às exportagÃes nacionais de bens e serviços, precisou.
Rito Évora agradeceu ainda ao Governo da Republica Popular da China,por intermédio da embaixada em Cabo Verde e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, por mais essa
“importante iniciativa de cooperaçao” a qual, precisou,“seguramente vai dar um contributo importante” para o reforço das capacidades nacionais e o estreitamento das relaçÃes de amizade e cooperaçÃo entre os dois países.
Participam nesta formaçÃo técnicos do Minist©rio dos Neg³cios Estrangeiros, das câmara de comércio do Sotavento e do Barlavento, associagoes e ONG.
《inforpress》;2025年2月25日